<< Voltar para os projetos

Glossário Colaborativo COVID-19

Nome do Projeto
Glossário Colaborativo COVID-19
Estado do Projeto
Em desenvolvimento
Descrição do Projeto
O Glossário Colaborativo COVID-19 vem responder à necessidade de disseminar mensagens de saúde pública e de informação fidedigna associada à pandemia da COVID-19. O glossário é constituído pela terminologia utilizada pelos organismos oficiais de Saúde, pelos profissionais do setor e cientistas, assim como pelos meios de comunicação social e redes sociais. Neste contexto, é essencial permitir o acesso a informação terminológica organizada sobre a doença, numa linguagem clara e de fácil entendimento. A metodologia utilizada é orientada para a vulgarização das definições, contribuindo, desta forma, para a literacia em Saúde. O glossário está em construção e atualização permanente em tempo real, pretendendo acompanhar a evolução da pandemia do ponto de vista terminológico.
URL do Projeto
https://www.lexonomy.eu/ec25mm79/
Contacto Público do Projeto
Rute Costa ([email protected]) e Raquel Silva ([email protected]) https://clunl.fcsh.unl.pt/investigacao/projetos-curso/glossario-colaborativo-covid-19/
Necessidade específica do Projeto
Trata-se de um glossário colaborativo com o qual todos podem interagir através do envio de termos da COVID-19 para serem definidos e posteriormente partilhados em português, português do Brasil, português de Angola, inglês e francês. (https://docs.google.com/forms/d/19Wf6-Fmwe5jMuUVD6rBjP70GsWkhOvT2frUBvw_37x0/viewform?edit_requested=true)
Recursos disponíveis para ajudar noutros Projetos.
O Grupo LTT do CLUNL - Centro de Linguística da NOVA desenvolve investigação fundamental nas áreas científicas da Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, tendo como foco o léxico, os vocabulários, as terminologias e a sua implicação no conhecimento da língua, da comunicação e da sociedade. A par, elabora recursos que respondem a necessidades de organização do conhecimento e de comunicação específicas – Ontologias, Bases de Dados, Léxicos e desenvolve aplicações computacionais baseadas em conhecimento.
Número de pessoas
2

Detetou alguma informação errada neste projeto? Tem informações adicionais? Por favor entre em contacto!